Biografia da Prof. Laudímia Trotta
(24/08/1899 – 20/10/1993)
Laudímia Trotta nasceu no dia 24 de agosto de 1899, na cidade de Campos, no Estado do Rio de Janeiro.
Superintendente de Educação e de Ensino do Estado da Guanabara, Membro da Academia Guanabara de Letras e da Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro, Presidente do Instituto de Professores Públicos e Particulares, Presidente da Associação dos Amigos da Biblioteca do Rio Comprido, Membro do Conselho Estadual de Cultura da Guanabara, Benemérita da Cidade do Rio de Janeiro (decreto No 14.872 de 1959), Membro Correspondente da Academia de Letras e Artes de Paracambi.
Embora sempre exercendo atividades diversas fora do lar relacionadas à educação, Laudímia Trotta foi esposa, mãe e dona de casa exemplar.
Casou-se em 1920, com o então cadete Frederico Trotta, e desse feliz matrimônio nasceram três filhos: Ludma Trotta Dallalana, Fredímio Trotta e Diofrildo Trotta, treze netos, vinte e três bisnetos e seis tataranetos **.
Laudímia Trotta estudou na antiga Escola Normal, no Largo do Estácio. Nomeada professora adjunta de 3ª classe em 1919, galgou, por merecimento, todos os postos de hierarquia do Magistério Municipal, tendo sido Orientadora do Ensino Particular, Fiscal de Ensino, Superintendente da Assistência de Menores, Técnica de Educação e Superintendente de Educação e Ensino, cargo efetivo que ocupou desde 1939.
Exerceu o cargo em Comissão de Diretoria do Departamento de Educação Complementar da antiga PDF e do Estado da Guanabara (abril de 1956 a dezembro de 1960).
Exerceu cargos de Comissão de Chefe de Distrito Educacional no antigo Distrito Federal, bem como o de Diretora do grupo Escolar Prof. Brandão, em Curitiba (Paraná), comissionada pelo Governo do Paraná, Membro do Conselho de Cultura (três períodos sucessivos).
Foi Diretora de Educação do Território Federal do Iguaçu e depois do de Guaporé, hoje Estado de Rondônia, nos quais criou e instalou Escolas Normais e grande número de Escolas Primárias, elaborando os primeiros programas de ensino e regulamentos daquelas Unidades Federativas.
Em consideração aos relevantes serviços que prestou no Território do Iguaçu, na parte de Santa Catarina, o governo deste Estado deu o nome de Laudímia Trotta a um grupo Escolar de Xanxerê. Vinte e cinco Escolas Municipais do antigo D.F., deram seu nome à Salas de Aula, sendo que a Escola Gonçalves Dias, ao seu Auditório, o Salão de Artesanato da Escola Municipal Pereira Passos (Nov de 1972) recebeu seu nome, bem como o Jardim de Infância da Escola Municipal Estados Unidos.
O Governador do Estado da Guanabara, Dr. Negrão de Lima deu a denominação de “Escola Laudímia Trotta” a uma escola primária na Tijuca.
O Prefeito Sá Freire Alvim, por decreto de 29/07/1959 denominou “Posto de Puericultura Laudímia Trotta” à Unidade de Saúde da Praça Condessa de Frontim (Rio Comprido), pelos seus relevantes serviços prestados ao magistério.
Com seu marido, Frederico Trotta, dirigiu a revista Pedagógico-didática “O Ensino”, fundada em 1936.
Pelos seus serviços de ajuda na 2ª Guerra Mundial recebeu a medalha de Guerra, conferida pelo Governo Brasileiro. Possui também a medalha Anchieta e da Cruz Vermelha e das Comemorações do Ano Santos Dummont.
Fez parte do Conselho Deliberativo do Instituto Cultural Brasil-Japão; Foi Membro da Liga da Defesa Nacional.
No Departamento de Educação Complementar, desenvolveu grandes atividades neste setor educacional, dentre os quais podemos ressaltar:
- Instituiu as Retretas Infantis em praças públicas desde 1957, fazendo com que as Bandas das Escolas Primárias e Secundárias tocassem em público durante o mês de Novembro de cada ano.
- Organizou os cursos de Mestre de Banda, de Violino, de Canto, de Instrumentos de sobro instalando ainda a Escola Popular de Educação Musical e Artística (EPEMA), cuja criação se deve a Frederico Trotta (lei 703 em 1957) hoje Instituto Vila Lobos.
- Organizou e instalou a 1ª Banda Feminina na Escola Normal Carmela Dutra.
- Organizou a Semana da Boa Atitude (1957).
- Em matéria de Educação Cívica deve ser citada pela criação e organização da Semana da Educação Cívica (1ª em 1958), de grande repercussão nos meios civis e militares, dada a alta finalidade da campanha, fazendo reviver o sagrado culto à Bandeira, em belíssima solenidade que naquele ano contou com a presença do Sr. Presidente da República.
- Iniciou em 1958, com os melhores resultados, a orientação da Educação Cívica, nos Cursos Noturnos.
Ocupou a cadeira No 22, de Guimarães Passos, da Academia Guanabara de Letras. (23/10/1963).
Em 1967 publicou o livro “Poeta Boêmio Guimarães Passos”, à propósito do centenário desse ilustre Alagoano.
Em 1953 publicou um livro de grande aceitação – “Problemas Aritméticos Solucionados”, em 1957 publicou “Japão, Canadá, Estados Unidos” e em 1983 “Municípios do Estado do Rio de Janeiro, procurando dar ideia da formação dos Municípios do RJ”.
Foi eleita “Mãe do ano” pelo Club Municipal e Club dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro.
Representou o I.N.E.P. do MEC, no II Congresso Nacional de Professores Primários, em Minas Gerais; a Secretaria Geral de Educação do D.F. no III Congresso Nacional de Professores Primários em Pernambuco; o D.E.C. no I Congresso de Professores do Ensino Médio no Distrito Federal; a Secretaria Geral de Educação e Cultura, junto ao Ministério das Relações Exteriores, para integrar a Comissão de Recepção ao Presidente da República de Portugal e para fazer parte de uma comissão que julgou trabalhos escolares sobre os Refugiados de Guerra. Designada, em 1956, pelo prefeito do Distrito Federal, para visitar as escolas do Japão afim de observar as atividades relacionadas com o Departamento de Educação Complementar.
CONDECORAÇÕES
- Benemérita da Cidade do Rio de Janeiro, por aprovação unânime da Câmara do DF e decreto do Presidente Sá Freire Alvim.
- Benemérita do Instituto de Professores Públicos e Particulares.
- Benemérita da Casa NS da Piedade: da Cruz dos Militares.
- Benemérita do Abrigo Tereza de Jesus.
- Grande Oficial da Ordem da Árvore.
- Cruz de Mérito.
MEDALHAS
- 1951 – Medalha de Guerra – Ministério da Guerra
- 1956 – Medalha da Campanha Florestal – Ministério da Agricultura
- 1956 – Medalha comemorativa do 55º do 1º vôo – Ministério da Aeronáutica
- 1956 – Medalha “Dia do Papai” – Colaboradores do Turismo
- 1957 – Medalha Mérito: Instituto Nacional dos Surdos – MEC
- 1957 – Medalha “Mérito Santos Dummont” – Ministério da Aeronáutica
- 1958 – Cruz de Mérito – Cruz Vermelha Brasileira
- 1958 – Medalha de Ensino Musical – SEMA
- 1958 – Medalha de Organizadora da Semana da Aza – Ministério da Aeronáutica
- 1958 – Sesquicentenário de Osório – Secretaria do Ministério da Guerra
- 1959 – Medalha Anchieta – Secretaria Geral de Educação e Cultura
- 1959 – Medalha de Civismo – Departamento de Educação Complementar
- 1959 – Medalha de Educação Musical – Dep. Ed. Comp.
- 1959 – Medalha “Sylvio Romero” – Secretaria Geral EDC
- 1959 – Jubileu de prata – Radio Roquete Pinto – Prefeito DF
- 1960 – Grau de “Grande Oficial da Ordem da Árvore” – Ministério da Agricultura
- 1962 – Medalha de Bons Serviços – 3º grau – Governador do Estado da Guanabara – Carlos Lacerda (Medalha de Ouro)
- 1965 – Medalha Pereira Passos
- 1970 – Medalha de Reconhecimento – Club Municipal
- 1975 – Medalha do Estado da Guanabara por Serviços Relevantes – Governador do Est. Da Guanabara – Chagas Freitas
LIVROS PUBLICADOS
- “Problemas Aritméticos Solucionados”, em 1953;
- “Japão, Canadá, Estados Unidos” (Com prefácio de Frederico Trotta), em 1957
- “Poeta Boêmio Guimarães Passos”, em 1967
- “Municípios do Estado do Rio de Janeiro”, em 1983
Não estava no texto, mas existe um quinto livro: - “Escritos de Frederico Trotta”, não tenho a data de publicação, mas a minha dedicatória está com o ano de 1986.
** A época em que este texto foi feito, já o recebi sem data. / Compilado de informações realizado por sua filha Ludma.
Post enviado pela neta Ana Carolina
Todos os posts contidos neste site foram enviados e o conteúdo é de responsabilidade do autor.
Não emitimos opiniões sobre os textos.